terça-feira, 3 de julho de 2012

DEUS NOS TIRA DO EGITO E NÃO NOS DEIXA MORRER NO DESERTO ! (Parte 1)


“E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Êxodo 13:17”

É incrível ver o agir de Deus na vida do crente, uns dizem ainda que Deus age de uma forma linda e maravilhosa apenas na vida dos que são fiéis. Eu descordo, porque se o Senhor Deus, for procurar alguém totalmente fiel para agir, com certeza, não encontrará essa pessoa. Não somos fieis da forma que poderíamos ou até mesmo deveríamos ser, mas podemos tentar agradar ao Senhor, aceitando o Teu agir em nossas vidas.

Deus quando olha para seus filhos passando por lutas, Ele logo procura uma maneira de poder ajudar, como um Pai que ama, ele procura fazer alguma coisa para mudar a situação que ali está acontecendo.

O Senhor cria situações, promove acontecimentos para que possamos ver a glória de DEUS sendo manifestada em nosso meio e nas nossas vidas.

Esse texto de Exôdo 13.17 acima citado, está inserido em um contexto onde podemos ver os cuidados de Deus para com o Teu povo escolhido, onde podemos tirar muitos ensinamentos para as nossas vidas.

Muitos hoje em dia, quando passam por algum livramento, algumas vezes até atribuem a honra a Deus, mas já logo na primeira “luta”, ela se volta contra o Senhor e ainda blasfema, dizendo que se estivesse ficado na situação anterior, teria sido melhor.

Será mesmo?

Deus, teve todo o cuidado e amor em promover a saída dos israelitas das terras do Egito, Ele planejou tudo perfeitamente. Cada situação criada, foi por Deus minuciosamente planejada, para que o seu povo escolhido, chegasse a salvo na terra prometida.

Irmãos, é necessário parar um pouco e lembrar, que as promessas de Deus, irão se cumprir, querendo o homem ou não. Aquilo que Deus falou, vai acontecer, não importa quanto tempo leve, quanto tempo demore para isso acontecer.
Esta escrito Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Numeros 23.19”.
           
O que Deus prometeu na sua vida já aconteceu? Não?

Então espere meu irmão, então espere minha irmã, Deus volta pelo caminho da promessa. A Palavra de Deus não volta vazia, ela retorna com a promessa de DEUS realizada, com a vontade de Deus feita.

A Bíblia nos relata em Ex 13.14, que Deus mandou que o seu povo anunciasse no futuro, que Ele, o Senhor, havia livrado seu povo do Egito com “mão forte”, em outra versão diz “grande poder”.

Vemos nesse trecho, que para Deus não há e nunca houve impossíveis, impossível é uma maneira que o homem inventou para acreditar que não há mais saída para uma situação, mas quando Deus está no controle de tudo e de todas as coisas, o impossível deixa de existir, e passamos então a acreditar e a dizer que podemos todas as coisas, naquele que nos fortalece (Fp 4.13).
Quando Deus promete agir em nossa vida, Ele faz coisas que realmente nos deixam “assustados”, pois aquilo que se parece impossível, se torna possível na nossa frente. A forma sobrenatural que Deus trabalha vai além do nosso entendimento.
Se Deus prometeu agir em sua vida amado(a), descansa, e como dizem por ai; não mostre para Deus o tamanho do seu problema, mostre pro seu problema o tamanho do seu Deus. Ele vai agir na sua vida!

Vamos através deste texto, ouvir a doce voz do Espírito e conhecer a revelação de DEUS para nossas vidas neste dia?

Quando Deus vai agir em nossas vidas, Ele próprio toma alguns cuidados, para que alcancemos a nossa vitoria. São muitos os cuidados que Deus tem para conosco, iremos apenas discorrer sobre alguns, e serão eles o nosso “maná” de hoje.

- Deus nos dá animo e evita que fiquemos desanimados
No versículo 17, vemos o cuidado de Deus para com seu povo, Ele não queria que seu povo ficasse desanimado e quisesse retornar para o Egito. Deus conhecia o coração de cada um ali, e sabia que durante anos, o seu povo passou por longos períodos de sofrimento e dor, e o Senhor sabia que se logo de cara, eles vissem uma guerra, e fossem afrontados, eles automaticamente iriam retroceder, desejando novamente a escravidão dos egípcios.

E com a gente é diferente?
De maneira nenhuma. É fato. Não conheço nenhum cristão que possa dizer que não passa por lutas, pelo contrario, se somos abençoados foi porque antes da benção chegar, tivemos que passar por diversas lutas, e Jesus deixou isso bem claro, pois disse que no mundo teríamos aflições, mas também nos pediu para que tivéssemos bom animo, pois ELE já tinha vencido o mundo.
É comum quando passamos pelas lutas, ficarmos tristes, desanimados, amedrontados a tal ponto, de que quando vemos uma situação difícil, já brota em nosso coração o desejo de retroceder, voltar lá no inicio de tudo e ficarmos quietinhos ali, escondidos, com medo do perigo.
Quando olhamos para esse trecho da Palavra de Deus, primeiramente aprendemos uma coisa; devemos deixar que DEUS nos guie pelo caminho que Ele achar melhor.
O fato é que se nós escolhermos nosso próprio caminho, quando nos depararmos com situações difíceis, se estivermos fracos e despreparados, iremos retornar, correr amedrontados, agir covardemente.
Mas se Deus nos conduzir, ele nos livrará de situações que nos desanimara ou enfraquecerá a nossa fé.
Deixe Deus conduzir a sua vida, Ele vai te livrar da escravidão que o pecado nos deixa e te dará a vitoria em nome de Jesus.

Talvez você fale: “ O povo de Israel saiu do Egito pronto pra guerra, pois a Biblia diz que eles estavam armados!”
Verdade, isso é um fato. Eles estavam realmente armados, mas não estavam preparados para a guerra.

Nós vivemos constantemente armados também, e temos a única arma que vence o inimigo; que é a Palavra de Deus.
Mas ela não basta, se estiver apenas debaixo dos nossos braços ou aberta no Salmo 23 ou Salmo 91, em cima de uma estante. A Palavra de Deus tem que estar viva dentro dos nossos corações, “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Sl 119:11”.

E para termos vitorias através da Palavra de Deus, temos que ter fé nessa Palavra e acreditar que ela é a Palavra de Deus.

Acreditar em coisas que são pregadas em um púlpito simplesmente, não significa que estamos dando crédito total nas coisas que a Bíblia ensina, principalmente nos dias de hoje, onde muitos tem feito dos altares, lugar de divulgação de produtos evangélicos como CDs, DVDs, livros, loções etc

Nossa vida diária com Deus, nossa comunhão com o Espírito Santo, nos fará aprender da sua Palavra e assim nos fortalecer cada vez mais.

- Deus nos dá direção e corta o elo de ligação com o que nos prendia ao passado
Irmãos, quando mudamos para uma situação melhor do que a atual, é comum olharmos para o passado e começarmos a achar motivos para voltar para a situação anterior. Mesmo que essa situação anterior seja muito pior que a atual, ainda assim procuramos alguma coisa para nos apegar e assim desejarmos a “volta”.

Conhecendo Deus nossos corações como ninguém conhece, Deus já sabia que se o povo de Israel, tivesse algum motivo, tentaria voltar pro Egito.

É engraçado pensar assim, mas quem de nós nunca olhou lá atrás, no nosso passado sem Jesus e buscamos alguma coisa para “sentir saudades”?

Deus sabendo disso, providenciou que o corpo de José, fosse tirado também de lá (verso 19), para que nenhum israelita, motivado por esse desejo, quisesse retornar ao Egito.

- Deus nos prepara para o que há de vir e nos socorre
No verso 20, existe um pequeno detalhe, que para muitos até passa sem a devida atenção.
Esta escrito que: “Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.”
Imaginem um povo amedrontado, que estava caminhando talvez com a real impressão de que seriam seguidos e mortos pelos egípcios, quando ouvem a ordem de parar e acampar diante do deserto. Ali talvez eles estivessem com muita fome, sede, cansaço, desgaste físico e emocional, o espiritual possivelmente estava abalado.

Agora eles poderiam ali, descansar, se alimentar, poder respirar um pouco mais aliviados e se preparar para o que estaria por vir.

Deus para cada situação tem o seu cuidado. Agora era o momento de Deus preparar os corações dos israelitas. Quando estamos diante das situações difíceis do dia-a-dia, Deus nos prepara para enfrentamos cada luta. Deus irá pelejar por cada um de nós, mas ele nos prepara, fortalecendo nossos corações, a nossa fé, nos trazendo animo, coragem para prosseguir.
Talvez, você esteja diante de uma situação que você não sabe como vai atravessar, mas Deus está te preparando para você conseguir sair vencedor ou vencedora.

Como está a sua fé e confiança em Deus?
Está preparado ou preparada para vencer? Lembre-se ainda existe um deserto para você atravessar.
Busque o refrigério do Senhor, está escrito que ele refrigera a nossa alma. Então não fique ai desanimado, esperando seu socorro bater à porta. Ele já chegou, o seu socorro está presente nessa hora de angustia que você esta vivendo. Levante seus olhos para o céu, é de lá que vem o seu socorro, o seu auxilio, a sua ajuda.
Ele vai te preparar para enfrentar qualquer situação, basta você crer e esperar, ai sim você verá a gloria de Deus.


- Deus cuida para que não morramos no deserto
A Bíblia nos relata, que durante o dia, havia uma nuvem, e durante a noite, uma coluna de fogo.
Todos sabemos ou pelo menos já ouvimos falar de como é realmente um deserto. Durante o dia é um calor escaldante e a noite um frio com temperaturas baixíssimas, logo humanamente falando, é impossível sobreviver no deserto, aqueles que não morrem com o calor, morrem com o frio.
Deserto é um lugar triste, não há vida.
A palavra deserto, segundo o site http://www.significado.ws/tag/significado-deserto significa:
- area estéril ou deserta, lugar vazio ou abandonado, despovoado, árido, desabitado, lugar de punição, etc...

Enfim, existem varias definições para “deserto”, mas quero me deter apenas nessas citadas acima.

Como já foi dito anteriormente, quando Deus promove uma situação, Ele com certeza deseja alcançar um objetivo. Iremos ver a seguir, que Deus prova nossos corações para ver o que há dentro dele.

Deus havia colocado uma coluna de fogo durante a noite, para que os israelitas não morressem de frio, e também uma nuvem durante o dia, para eles não serem destruídos e mortos pelo calor excessivo.
Quando eles olharam para a sua frente e viram o deserto que os aguardava, certamente pensaram: “vamos morrer”.
Mesmo vendo o agir de Deus durante o dia e durante a noite, o deserto não é exatamente um lugar onde alguém deseja passear, ainda que seja sob os cuidados de Deus.

Quando nos deparamos com o deserto das nossas vidas, não pensamos que eles são necessários para que possamos alcançar nossas vitorias.
Não olhamos para o deserto como uma possibilidade de nos achegarmos a Deus e sim como um lugar vazio, onde não conseguiremos gerar nenhum fruto, onde seremos abandonados por tudo e por todos, um lugar onde seremos punidos por Deus. Mas será isso mesmo verdade?

Deus não permite que entremos no deserto para morrer e sim para podermos ter vida e vida com abundancia.
É no deserto que o próprio Deus nos ensina lições maravilhosas que nos acompanharão pela vida inteira. É no deserto que Deus nos mostra o quanto nos ama, pois será ali que ele cuidara de cada um de nós de uma forma surpreendente.
Será no deserto que você irá gerar seus melhores frutos e esses serão para a vida inteira.
Mas tudo isso somente acontecerá se você deixar Deus tomar conta de você. Não adianta você entregar a sua vida a Deus e quando Ele quiser te guiar você não deixar Ele fazer isso. Até o próprio Jesus foi conduzido ao deserto e sabe porque?

Deus nos mostra através do exemplo de Jesus, que é lá no meio do deserto, que temos que glorificar e honrar o nome do Senhor.
Ainda que as lutas, provas, tentações se levantem contra ti, não deixe que elas te vençam. Tenha sempre a Palavra de Deus, guardada no seu coração, porque quando você estiver no deserto, precisando de água para saciar a sua sede, a Palavra do Senhor te será por refrigério. Jesus foi tentado no deserto, talvez se fossemos eu ou você,cederíamos a tentação, mas Jesus nos mostrou que é possível vencer e Ele fez isso em forma humana, justamente para que não viéssemos justificar a sua vitória dizendo que Ele é Deus.

Se fortaleça irmão, se fortaleça irmã... Deus é maior que tudo e que todos...

Jesus não começou uma boa obra em sua vida para te abandonar na metade do caminho, Ele é fiel para completar a boa obra em sua vida e te dar uma vida de vitorias.

Deus não vai te abandonar no deserto para que você morra. Ele te tirou do Egito e te fará atravessar o deserto com vida para que você alcance a sua vitória!


Nenhum comentário: