terça-feira, 9 de março de 2010

09 de Março de 2010

Todos os dias somos instigados a adotar valores, a fazer escolhas, a decidir rumos, a resolver o que comer, vestir e beber. A forma de fazer essas coisas nos é imposta diuturnamente. O Senhor Jesus afirma que precisamos aprender a viver mais que em busca dessas coisas (Mateus 6:24-34 nos coloca diante dessa realidade). Segundo Ele, viver sob esse sistema que quer definir até a marca dos produtos que devemos usar nos suga, nos rebaixa e enfraquece. Tal sistema de vida é chamado de mundo nas escrituras.

O sistema de vida que a Bíblia denomina como mundo é hostil, negativo. Enfrente esse fato. É só ver, ouvir, observar. Ele focaliza o feio, não o belo; o destrutivo, não o construtivo; o que nos falta, não o que temos; o negativo, não o positivo. É só ler os jornais. Isso é altamente contagioso. Essa atitude mental negativa conduz a sentimentos incríveis de ansiedade. Esse sistema opera de modo direto contra a vida que Deus planejou.

As pessoas tendem para a “média” – fazem apenas o suficiente para serem aprovadas. Quem levanta a cabeça para enxergar além do óbvio é considerado ameaça. Há quase que um grito mudo: não faça diferente, seja medíocre, apenas reproduza.

A monotonia prevalece. A maioria das pessoas faz a opção de realizar as coisas sempre do mesmo jeito. Repetir. Nunca crescer, apenas deixar-se levar, influenciar... simplesmente acomodar-se às circunstâncias. O problema é que isso destrói pessoas, famílias, instituições, e até mesmo nações. Falta coragem para reagir, para enfrentar. É a coragem que dá sentido, orgulho e direção a um povo.

Josué e Calebe foram homens assim. Eles eram diferentes dos outros espias. Nunca foram esquecidos, serão sempre lembrados por sua coragem e entusiasmo. Eles viam o que os outros não conseguiam enxergar. Eram como águias na defesa do seu território e de seus filhotes. Pessoas como Josué e Calebe são como águias, possuem tenacidade. Não desistem fácil. Enxergam longe. Elas possuem oito vezes mais células visuais por centímetro cúbico do que o ser humano. Tal fato se traduz por habilidades espantosas. Um exemplo disso é que voando à altura de 200 metros a águia consegue detectar um objeto do tamanho de uma moedinha, movendo-se na grama de 15 cm de altura. A águia pode enxergar um peixe de 8 centímetros saltando num lago a 8 Km de distância. As pessoas que tem a visão de uma águia conseguem enxergar o que a maioria das pessoas não vê.
Você recorda de Samua, Safate, Jigeal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Güel.... Não? Tudo bem. Ninguém lembra. Todos eram líderes, príncipes... mas faltava-lhes tenacidade, coragem. Tinham uma missão clara. Foram e viram a terra, seu fruto.... mas, lamentavelmente tinham uma mente restritiva. Sua perspectiva era totalmente negativa. Contaminaram o povo. Eram infecciosos. Gente assim não enxerga o futuro, são especialistas em olhar pelo retrovisor.

Diante do espelho faça a pergunta: Qual o seu desafio? Qual a sua terra prometida? Dr. Swindoll define visão como “a habilidade de ver a presença de Deus, perceber o poder de Deus, focalizar os planos de Deus, apesar dos obstáculos”.

Quem tem visão demonstra atitude. Atitude de fé, determinação e entusiasmo. Essa palavra entusiasmo vem do termo entheos – “Deus em”. É a capacidade de ver Deus numa dada situação. Ele está nos observando. Está ligado, ligadíssimo. Ele sabe se o enxergamos do tamanho que Ele de fato é. Os espias o viram menor que os gigantes de Canaã. Josué e Calebe sabiam que Ele era grande e poderoso para levá-los a prevalecer. E você? Como o vê? Até onde vai a sua visão a respeito de Deus e seus propósitos? Saiba que a nossa impossibilidade é apenas uma oportunidade para Deus fortalecer a nossa capacidade.

Nenhum comentário: