domingo, 6 de junho de 2010

04 de Junho

Dia de CORPUS CHRISTI



O dia de Corpus Christi, que no latim significa "corpo de Cristo", é marcado para lembrar a ordenança da eucaristia, que é a realização das anta ceia, ou ceia do Senhor. A santa ceia foi ordenada por Jesus de acordo com o Evangelho de Lucas 22:19-20, onde diz "E, tomando umpão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: 'Isto é o meucorpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é ocálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós'." No Evangelho nunca é ordenado que este dia seja guardado anualmente.Segundo a tradição, a data é comemorada numa quinta-feira por esteser o dia da semana em que, provavelmente, Jesus tomou a ceia comseus discípulos.

Certamente, há quem questione a atenção dada àcomemoração, devido à sua base em tradições extra-bíblicas. Mas, seráque não podemos olhar por um momento além dos conflitos e diferençasque tanto dividem aqueles que querem seguir a Jesus? Vale lembrar osacrifício do Senhor e a instituição da Santa Ceia, algo que foi dadojustamente para lembrar o que Jesus fez por nós. Foi Jesus mesmo quedisse "fazei isto em memória de mim". Vamos refletir sobre o que éque devemos lembrar. A palavra “graças”, na frase "deu graças, partiu-o e deu aosdiscípulos..." traduz a palvra grega “eucaristeo” de onde vêmpalavras como “eucaristia” e “caridade”.

Não foram as palavras “pão”nem “corpo” que deram origem ao nome que lembra a ceia do Senhor. Foia palavra “agradecer”. Jesus deu graças pelo pão que simbolizava seucorpo que ainda seria crucificado. Ele deu graças pela oportunidadede ser usado por Deus. E, ao fazer isso, ele estava dando graças pelosofrimento que ele teria que aguentar. É preciso lembrar que nessa hora Jesus ainda tinha seu corpo. Eleainda podia desistir. Ele sabia claramente e em detalhes tudo queestava prestes a sofrer. Mesmo assim, ele não só escolheu dar suavida como sacrifício - mas ele deu graças a Deus pela oportunidade.Já pensou em agradecer a Deus pela oportunidade de sofrer? Foi isso que Jesus fez. Ele deu graças. Ele deu sua vida. Eucaristia.Caridade. E dois mil anos depois, nosso vocabulário continua sendo impactado pelos atos e palavras de Jesus. Vale a pena lembrá-Lo, suaspalavras e tudo que ele fez por nós.

Vale a pena lembrar o corpo deCristo dado por nós, o Corpus Christi. Lembre disso na próxima vez que você tomar a ceia. Lembre quem lhe deu esta graça. E agradeça a Ele. Naquela noite, depois de tomar o pão, Jesus tomou o cálice e disse"Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor devocês". (Lucas 22:20) Quando Ele disse “em favor de vocês”, seu nomeestava incluído nas últimas cinco letras daquela frase. Palavras faladas dois mil anos atrás foram dirigidas a você! Hoje, você ainda está livre para resistir, negar, rejeitar. Muitos o fizeram, e Jesus garantiu a liberdade de cada um para fazer exatamente esta escolha. Mas um dia eles se arrependerão. E não será só por causa do sofrimento eterno. Será mais ainda por causa do grande amor que desperdiçaram. Quando você olhar para Jesus lembre-se do Seu grande amor. Lembre-se que um dia Jesus lembrou de você e lheenviou um recado. Ouça o que ele está dizendo. Lembre-se dEle.

Nenhum comentário: