domingo, 16 de maio de 2010

01 de Maio

"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.”-- Mateus 5:21

Quando Jesus disse “ouviram o que foi dito” cinco vezes nos versículos seguintes, ele não estava se referindo àquilo que foi revelado na Palavra de Deus, mas às interpretações dos homens. Na verdade, a frase “ouviram o que foi dito…” seria melhor traduzida“entenderam o que foi dito…”.
O que Jesus vai corrigir não é a leide Moisés, mas as interpretações e a bagagem cultural do povo quetomou a revelação de Deus e lhe deu um significado particular. Daípassaram a ensinar que o que Deus ‘realmente’ quis dizer era suainterpretação. Como Jesus acabara de afirmar, ele respeita e se submete por inteiro às Escrituras. Ele jamais mudaria uma letra oumarca de pontuação.
Ele veio dar o sentido verdadeiro àquelas palavras para que os homens pudessem entender o que Deus realmente quis dizer. Notaremos que o significado que Jesus revela nestes exemplos é muito mais ligado à intenção e o caráter da pessoa, ouseja, ao coração. Não é que obediência externa não importa. Aspalavras e atitudes contam. Porém, a mudança tem que começar dentrode nós. O local da divisória entre a hipocrisia e uma vida realmente entregue a Deus é o coração. É para lá que Jesus levará aatenção dos seus discípulos nas aplicações que seguem.

Nenhum comentário: