quarta-feira, 26 de maio de 2010

24 de Maio

Êxodo 14:1-14

Os israelitas no fundo pensaram que tinham deixado os seus inimigos, os egípcios, para trás. No entanto, eis eles aqui novamente. Levados por um zelo equivocado e endurecidos de coração, partiram em perseguição ao povo de Deus. Pareceu aos israelitas que eles tinham caído numa armadilha. À frente: o Mar Vermelho; atrás: Faraó, seus carros e seus capitães.
Que golpe, que angústia! Mas o povo tinha de aprender que não há nada impossível para o Senhor. Pelo contrário, quanto maior a provação, mais oportunidade o Senhor tem para demonstrar Seu poder maravilhoso.

Que lição para nós! Quando surge uma dificuldade, uma provação para a qual parece não haver saída, como reagimos? Muitas vezes nos preocupamos ou ficamos agitados. Mas o que Moisés disse ao povo de Israel?
Ele começa por tranqüilizá-los: "Não temais…", então ele declara como eles serão livrados: "O Senhor pelejará por vós…".
Finalmente lhes dá instruções que são fáceis de seguir — mas que nós às vezes achamos muito difíceis: "Aquietai-vos… e vós vos calareis" (vv. 13-14). Calar significa não fazer nada e conservar a nossa mente livre de todo o tipo de agitação.
Esta batalha não envolveria o povo; era entre o Senhor e os egípcios. Ele, que tinha protegido Seu povo do anjo destruidor, não era capaz de livrá-los das mãos de homens?

Nenhum comentário: